Cura do PTSD, Trauma e Ansiedade Mente-Corpo

Cura do PTSD, Trauma e Ansiedade Mente-Corpo
Extraído com permissão do próximo lançamento  Heal Your Mind: Sua Prescrição para a Totalidade, Através da Medicina, Afirmações e Intuição (2016) por Mona Lisa Shultz, MD, Ph.D. & Louise Hay

Você já experimentou um evento ou eventos em sua vida que foram tão traumáticos que estavam fora do campo da experiência normal? Se assim for, o trauma pode ter moldado a mente e o corpo em relação à ansiedade, assim como pode moldar a mente e o corpo em direção à depressão. Se isso ressoar com você, veja as listas abaixo e marque os itens que se aplicam à sua vida agora.

Mente Sintomas de PTSD

  • Você sofreu um doloroso trauma emocional ou físico em sua família quando estava crescendo.
  • Você sofreu um trauma físico ou emocional em um ou mais dos seus relacionamentos.
  • Houve um evento em sua vida em que você foi ameaçado com um dano físico ou emocional tão sério que estaria fora do alcance do que consideramos uma experiência normal de vida.
  • Alguns exemplos podem estar vivendo na guerra, testemunhando um acidente com perda de vida ou de membros, experimentando estupro ou incesto, ou vendo seus filhos sofrerem abuso.
  • Seja qual for o trauma que você tenha experimentado, você tende a ter “repetir performances” desse padrão doloroso em um relacionamento após o outro, um trabalho após o outro, e assim por diante. O padrão doloroso parece repetir repetidamente em sua vida como o filme Groundhog Day.
  • Você pensou em padrões de terror, medo, pânico e nervosismo.
  • Você tem a sensação de que pode ser ferido ou ferido, ou que alguém possa rejeitá-lo ou criticá-lo.
  • Você acredita que não conseguirá a ajuda de que precisa.
  • Você se sente incompetente para mudar a situação.
  • Você se sente como se estivesse enlouquecendo.

Sintomas do corpo de PTSD

Além dos sintomas da seção anterior, você pode ter estes:

  • Tremendo e tremendo
  • Ondas de calor e calafrios
  • Dormência e formigamento
  • Náusea ou um mal-estar no estômago
  • Pressão no peito
  • Um coração batendo
  • Suores frios
  • Falta de ar
  • Um nó na garganta
  • Tontura e vertigem
  • Sentindo-se como se estivesse “fora do seu corpo”
  • Sentindo que você está morrendo

Você descobrirá que o trauma pode reverter o cérebro e, se as descrições acima soarem familiares, continue lendo. Você terá toda uma série de soluções que você pode usar com sua equipe de saúde para criar alívio físico e serenidade emocional.

DOLLY: ANSIEDADE APÓS UMA EXPERIÊNCIA TRAUMÁTICA
Dolly, 28 anos, veio para Mona Lisa Shultz, MD, Ph.D. porque sua família estava preocupada com ela depois de uma infância traumática. Aqui está a conta do Dr. Lisa:

A LEITURA INTUITIVA
Vi Dolly como se estivesse em uma casa e alguém estivesse entrando e saindo e batendo a porta. O indivíduo da casa que parecia estar criando terror parecia ter um humor violento, tão potente que afetaria pessoas próximas, na mesma sala ou em outros andares da casa. Parecia que o mundo de Dolly estava ameaçado, e o horror de estar perto dessa pessoa reverberava em seu corpo.

Depois de conhecer aquela família, vi que a vida de Dolly parecia instável em tantos reinos. Ela teve dificuldade em fazer amigos fora de sua família? Eu tive dificuldade em ver um parceiro ou outros relacionamentos. Não parecia que ela poderia durar em um emprego e ganhar dinheiro suficiente para se sustentar.

O CORPO
A cabeça dela estava trêmula. Seu corpo estava trêmulo. Tudo sobre a mente e o corpo de Dolly parecia nervoso. Havia tontura e vertigem em sua cabeça? Senti um nó na garganta dela. Parecia que ela estava constantemente sem fôlego, e seu coração pulou uma batida de uma maneira aterrorizante.

"Eu não me culpo."  - Louise Hay #afirmações # positivas # citas # perdão

Eu podia ver que seu aparelho digestivo tendia a parecer que tinha borboletas nele, dando a ela aquela sensação de náusea. Todos os músculos de seu corpo pareciam apertados, fazendo-a se sentir exausta. Eu podia ver Dolly todas as horas da noite tentando dormir.

OS FATOS
Acontece que Dolly viu o pai bater em sua mãe em várias ocasiões. Seu temperamento explosivo afastou todos, exceto, é claro, Dolly. Dolly ainda morava com o pai porque não conseguia encontrar o homem certo, nem podia fazer qualquer trabalho por último. Seus problemas com foco e atenção tornaram difícil para ela terminar a escola, e logo foi diagnosticada com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Dolly me contou que os médicos lhe deram antidepressivos por irritabilidade, e então disseram que ela tinha transtorno bipolar, a idéia que ela achava ridícula. Dolly começou a medicar as lembranças da violência do pai com álcool e maconha. Tudo o que ela queria era que os episódios de pânico fossem embora. Ela queria o peito batendo, o asfixia, o tremor,

O que é o TEPT?

Muitos de nós têm eventos em nossa vida que são traumáticos. Um pai morre quando estamos na meia idade. Um dos nossos filhos tem uma doença menor e estamos com medo de que eles não sobrevivam. Uma criança pode ser diagnosticada com uma dificuldade de aprendizagem, ou podemos ter um fender na estrada.

Todos nós temos a resiliência em nossos cérebros e corpos para nos recuperarmos; no entanto, quando experimentamos um evento que está no topo em magnitude, como experiência pessoal de guerra, assistir a um ente querido morrer, ser vítima de estupro ou abuso, e assim por diante, as memórias horríveis são colocadas de lado. em nossos cérebros e corpos.

A psiquiatria nomeia esse transtorno de estresse pós-traumático ( TEPT ). Os estudos mais recentes com exames cerebrais indicam que, em pacientes com TEPT , a rede de medo não está funcionando adequadamente. Quer seja revelado por PET scan ou por espectroscopia magnética, sabemos que os elementos da rede produzem quantidades aberrantes de serotonina, GABA ou outros neurotransmissores. 3

Se você, como a pessoa neste caso, teve um trauma sério em sua vida, poderá sofrer de ansiedade, bem como depressão e de seus efeitos em seu cérebro e corpo. Primeiro, entenda que parte de toda a vida é angústia.

A partir do momento que nascemos, choramos. É doloroso. Diariamente todos nós temos um evento ou outro que causa angústia. Alguma quantidade de “estresse”, dor, é necessária para crescermos e nos desenvolvermos. Alguns até acreditam que a crise é necessária para nos desafiar e nos forçar a realizar proezas cada vez maiores.

Sintomas de TEPT

Quer estejamos dando os primeiros passos ou a ansiedade que enfrentamos no primeiro dia do jardim de infância ou no primeiro dia de faculdade, todos nós temos que enfrentar quantidades normais de medo e outros sentimentos para que possamos recrutar outras regiões cerebrais para ajustar nossos pensamentos e nos movimentarmos. para a próxima missão de vida.

No entanto, se tivermos sido ameaçados ou alguém próximo a nós tiver sido ameaçado com danos corporais ou violência sexual, isso pode ser considerado  PTSD se quatro sintomas básicos persistirem por mais de um mês :

  1. Você continua reverberando as memórias do evento na forma de sonhos, imagens ou reações corporais.
  2. Você sai do seu caminho para evitar situações que o lembrem do evento. Isso pode estar evitando uma auto-estrada ou rodovias ao seu redor depois que você sofreu um acidente de carro ou evitando os sons dos aeroportos, caso tenha visto um acidente de helicóptero, e assim por diante. Você evita situações em que ouve, vê ou percebe lembretes do trauma.
  3. Você tem mudanças em como seus pensamentos funcionam, seu humor funciona e seu corpo funciona após o evento. Sua memória é como um nevoeiro. Você não consegue lembrar de eventos. Você pode sentir que está fora do seu corpo, dissociar-se e, como resultado, pode ter uma memória distorcida dos acontecimentos. Você pode se culpar ou culpar o mundo. Você pode começar a desistir das atividades. Você pode se sentir entorpecido ou desapegado dos entes queridos. E de alguma forma, esse embotamento geral em seu cérebro torna difícil para você experimentar amor, alegria e satisfação.
  4. Por último, mas não menos importante, seu corpo permanece atento após o trauma com norepinefrina, o hormônio do estresse da glândula supra-renal, que faz com que você fique nervoso, reativo e hipervigilante; seus músculos vão apertar e você ficará exausto. Isso também torna difícil para você se concentrar, prestar atenção e, sim, adormecer. Seu nervosismo e mau humor podem torná-lo mais propenso a ter explosões de raiva, causando problemas em seus relacionamentos, seu trabalho ou seu funcionamento como um todo.

Os sintomas de pânico com TEPT não são a consequência mais paralisante. Qual é a conseqüência mais paralisante é que você restringe sua vida. Você começa a evitar coisas que lembram o trauma.

O círculo da evitação se torna cada vez maior e maior e maior e maior. As estradas que você começou a evitar depois do acidente também se tornam estradas secundárias, até que você pare de dirigir completamente. Ouvir ruídos de trânsito pode incomodar você, quando você começa a fechar as janelas de sua casa e simplesmente não quer ouvir nenhum tipo de carro. Você pode ficar em casa mais e mais.

Quando as pessoas começam a lhe dizer: “Ei, ouça, você está ficando cada vez mais restrito em sua vida”, você dirá: “Bem, eu poderia fazer mais, mas prefiro não”. Você começa a pensar , O que aconteceria se? Bem, eu poderia entrar em um carro, mas e se acontecer um acidente? Uma minoria de pessoas, 5%, na verdade acabam impossibilitadas de deixar suas casas, uma situação familiar chamada agorafobia.

Tratamentos de PTSD

Se você sofreu de um trauma sério em sua vida que afeta sua mente e corpo, essas soluções podem ajudá-lo a apoiar seu cérebro e corpo enquanto você cura o passado e cria um corpo mental mais saudável para uma felicidade maior no presente e no futuro.

Quando se trata de sofrer de pânico após um trauma , é importante olhar para todas as condições médicas que podem piorar sua ansiedade, nervosismo e tremores.

Peça a um médico que verifique sua tireoide, seu nível de açúcar no sangue, seu cálcio e sua glândula adrenal. O hipertireoidismo , a síndrome de Cushing (excesso de cortisol ou exaustão da glândula adrenal) e o problema da glândula paratireoide podem mimetizar ou piorar os ataques de pânico.

Vá a um cardiologista e faça um eletrocardiograma para verificar seu ritmo cardíaco .

Se você tiver sintomas de tontura , vertigem e sentir-se “fora do corpo”, procure um neurologista para verificar se você também não está tendo um problema nas ondas cerebrais.

Vá a um médico de ouvido, nariz e garganta (ENT) para certificar-se de que seu ouvido médio também não esteja causando algum sintoma.

Repare que não estou dizendo que, se você tratar esses problemas de saúde física, seu pânico desaparecerá completamente.

A experiência traumática pode aumentar sua chance de ter todos esses distúrbios, por isso é importante tratar tanto os problemas físicos quanto os problemas emocionais.

Enquanto você está nisso, certifique-se de que sua falta de ar não é agravada por alergias ou asma.

Peça a um técnico, conselheiro ou nutricionista de confiança que repasse sua dieta para garantir que medicamentos, suplementos ou alimentos não piorem seu pânico, especialmente cafeína e álcool, sem mencionar a cocaína e a maconha.

Você pode dizer: “ Maconha? Como isso poderia piorar meu pânico? 

Bem, isso pode fazer você se acalmar no começo, mas com o tempo isso deixará seu cérebro mais nebuloso em termos de atenção e memória. É chamado de “empréstimo de Pedro para pagar Paulo”.

Usar maconha pode acalmar seus nervos, mas atrapalhar sua atenção; usar álcool pode ajudá-lo a dormir, mas você acabará se sentindo mais deprimido. É importante trabalhar com um profissional de confiança para equilibrar sua psicofarmacologia de modo que as coisas que você está fazendo para se automedicar seu pânico não estejam piorando o seu cérebro e corpo.

Usando Terapia Comportamental Cognitiva (CBT)

Agora que você está medicinalmente e farmacologicamente reconectando seu corpo, você pode também fazer o mesmo com seu cérebro e seu comportamento. Terapia comportamental cognitiva (TCC) pode ajudar você a começar a identificar os padrões de pensamento em seu cérebro, os padrões de pensamento “e se” e “eu poderia, mas prefiro não”.

A terapia de exposição pode ajudar a parar o padrão em que você evita mais e mais coisas no mundo. Este é um procedimento em que você usa imagens e, com uma enorme quantidade de apoio, começa a imaginar eventos traumáticos passados ​​e a conceber circunstâncias atuais que os lembram deles. Com apoio, você aprenderá a dessensibilizar seu cérebro e corpo. 4

É importante, nesta fase do seu tratamento, dizer a si mesmo que você é um valente sobrevivente por ter chegado tão longe e que, paradoxalmente, você quer enfrentar novas situações que podem ser assustadoras e fora de sua zona de conforto.

Manter dois padrões de pensamento que são conceitos aparentemente opostos (ou seja, paradoxo) é a chave para a cura do trauma. Por exemplo, “Eu me amo do jeito que sou” é uma frase que pode ser combinada com o seu oposto: “Eu quero mudar”.

Muitas vezes as pessoas que têm uma história de trauma e abuso têm dificuldade em manter o paradoxo e são propensas ao pensamento em preto e branco. Então, você pode dizer: “Sou um sobrevivente, cheguei até aqui, foi o que aprendi a fazer para me sentir segura”.

No entanto, se a maneira que você aprendeu a se sentir seguro é limitar sua vida a apenas um ou dois amigos, você sentirá menos ansiedade a princípio, mas a longo prazo você passará fome socialmente. Limitar a felicidade e a liberdade porque você está em pânico significa que você ainda está acorrentado ao seu trauma.

Está tudo bem. Você pode amar a si mesmo onde você está e quer mais.

Como você faz isso?

Terapia comportamental dialética (DBT) ajuda você a treinar sua mente para lidar com pensamentos aparentemente opostos e se livrar do pensamento em preto-e-branco que aumenta o pânico e limita sua vida. Terapia comportamental dialética para muitos é o tratamento de escolha para PTSD e transtorno do pânico.

Esse tipo de terapia comportamental cognitiva é baseada no budismo tibetano e na atenção plena. Ele ajuda você a aprender como regular o pânico, o medo, a tristeza, a raiva, a vergonha e a culpa. Você também pode querer considerar hipnoterapia , EMDR(sigla em inglês para ” dessensibilização e reprocessamento do movimento dos olhos “) e outras terapias que ajudam as pessoas a alterar suas redes mente-corpo para traumas.

Outros medicamentos para corpo e mente para pânico e TEPT

Além de 5-HTP , flor de maracujá , erva-cidreira , rhodiola e ashwagandha , você pode querer considerar também ir a um psicofarmacologista se seu pânico ficar fora de controle, para apoio temporário de medicação. Mas aviso – tente evitar Xanax, Valium, Klonopin e outros benzodiazepínicos. Sim, eles podem ajudar a curto prazo, mas se você achar que os está usando por um período muito longo para conter a ansiedade e o pânico, você pode descobrir, como eu disse, que você acaba tendo dois problemas de Um.

Além do transtorno do estresse pós-traumático, você pode descobrir que tem um vício, e então vai acabar tendo que ir para a reabilitação para sair do Xanax, Valium ou Klo-nopin. Díficil.

A medicina tradicional chinesa pode ser útil para tratar a ansiedade do cérebro e do corpo, especialmente após o pânico. Tente esse:

  • Se você tende a suar frio / calor – zizyphi spinosae
  • Se você tende a ter falta de ar e pânico – lumbricus
  • Se sua pressão arterial estiver muito alta ou se você tiver sintomas no peito – uncariae
  • Se você tiver problemas para adormecer – magnetium
  • Se você tiver desconforto no estômago e pânico – draconis e concha ostrea

Perimenopausa e TEPT

Se você está na perimenopausa e tem sintomas de ansiedade e pânico do TEPT, há uma variedade de outros medicamentos. Corydalis tuber trata nervosismo, agitação, insônia e dor de cabeça. Coptidis rizoma trata nervosismo, ansiedade, pressão no peito, ondas de calor e problemas de memória. Em seguida, o córtex de magnólia promove relaxamento, diminui a ansiedade e ajuda na insônia e no desconforto estomacal.

AS AFIRMAÇÕES
Quando se trata de lidar com o trauma, a primeira coisa que Louise faz é fazer com que uma pessoa a recorde em si mesma e em seu mundo. Para ajudar uma pessoa a lidar com os traumas do passado, especialmente a infância, ela os ajuda a criar uma “criança interior mais saudável”, com memórias de segurança e proteção. Outras terapias fazem o mesmo. Eles chamam isso de “re-pais”.

As afirmações de Louise para a criança interior ajudam você a estabelecer padrões de pensamento em seu cérebro para a criança em você que viu o mundo como ansioso e temeroso.

Então, antes de chegarmos a esses exercícios, existe realmente uma maneira que isso possa afetar seu cérebro?

Existe realmente uma maneira que curar a criança interior com afirmações poderia realmente religar o circuito cerebral lesionado de uma pessoa que tem PTSD?

Muito possivelmente, sim.

Há muita ciência para sugerir que o trauma do passado muda a maneira como percebemos o mundo. Quando você tem trauma em uma idade jovem, a memória distorce seus circuitos cerebrais. Afirmações ajudam você a mudar a fiação.

Então, talvez, ao fazer esses exercícios infantis internos, estamos implantando em nosso cérebro pensamentos e memórias concorrentes que diluem ou abafam os traumáticos. Eu não acho que você possa remover uma memória traumática. Muitas vidas maravilhosas, brilhantes e grandiosas foram formadas e dirigidas por traumas.

Nelson Mandela, por exemplo, foi preso por 25 anos e, para dizer o mínimo, foi submetido a uma humilhação catastrófica e sofrimento físico e emocional que mais tarde prejudicou sua saúde física. E seu trauma deu origem a uma forma de sabedoria que é uma força revolucionária para criar a paz em nossa sociedade. Você não quer remover toda a sua memória traumática, não é?

Se você fizer isso, pense novamente.

Apagar a memória traumática pode remover fontes de sabedoria que possam informar sua futura vocação ou chamado. Mais uma vez, tente uma dialética: eu, Mona Lisa, pessoalmente posso entender o desejo de eliminar a dor e o sofrimento no passado – e (percebo que não disse “mas”) eu escolho pensar em todos os tipos dolorosos e dolorosos. eventos traumáticos na minha vida como, de fato, uma credencial.

Muitas pessoas acham que minhas melhores credenciais são meu bacharelado na Brown University, meu MD ou meu Ph.D. e certificação em psiquiatria. Isso pode ser verdade, e você também pode concordar que recebi sabedoria de outras maneiras críticas:

  • Escoliose e ter uma haste na minha coluna com uma fusão do meu pescoço todo o caminho
  • Epilepsia e narcolepsia, onde eu “adormeço”, uma vez adormecendo enquanto corro através de uma ponte e sendo atingido por um caminhão e jogado 86 pés, fraturando minha pélvis, costelas e escápula e provavelmente sofrendo uma lesão cerebral
  • Câncer de mama invasivo bilateral com mastectomia dupla e reconstrução
  • Durante uma cirurgia de revisão da fusão vertebral, sangrando na mesa, demorando 10 minutos para ser ressuscitada e estando na UTI por duas semanas e meia
  • Coágulo de pé-longo em uma veia no meu quadril esquerdo
  • Quatro obstruções do intestino delgado
  • Dislexia e TDAH

Basta dizer que tem sido um pouco difícil. Eu consegui sobreviver, talvez até prosperar, apesar do fato de que eu tenho muitas cicatrizes no meu corpo e no meu cérebro, e sim, talvez uma vulnerabilidade no meu espírito, embora eu não queira admitir isso. Eu trago para você esta credencial. Agora junte-se a mim na meditação de Louise.

No exercício abaixo , Louise tenta nos ajudar a reconectar a visão, a audição e os circuitos de memória de nossos cérebros, guiando-nos por uma meditação interior da criança; ela tenta recriar um mundo mais seguro e mais amoroso. Talvez ela esteja nos ajudando a religar nossos circuitos da amígdala e do hipocampo à medida que nos “re-pais”.

Meditação do Trabalho Infantil Interno

Veja sua criança interior . Observe como a criança parece e sente. Conforto seu filho.

Você pode pedir desculpas ao seu filho por tê-lo negligenciado por tanto tempo e só o repreendeu e repreendeu no passado.

Mas agora você pode prometer ao seu filho interior que de agora em diante, você sempre estará lá para isso, você nunca o deixará sozinho, e sempre que essa criança quiser seu conforto, conselho ou brincadeira com você, você sempre estará lá.

Você reconhece que esse relacionamento com sua criança interior é um dos mais importantes em sua vida.

Diga ao seu filho o quanto você o valoriza. Construa sua auto-estima e auto-estima com elogios.

Veja seu filho relaxado , seguro, tranquilo, divertindo-se, rindo, feliz, brincando com os amigos e correndo livre. Desfrutando de tudo o que faz, estudando, sendo criativo, compartilhando com os outros, tocando uma flor, abraçando uma árvore, pegando um pedaço de fruta, comendo com prazer, brincando com um filhote ou um gatinho, ou balançando um balanço bem alto, rindo com alegria, correndo até você, dando-lhe um grande abraço.

Veja vocês dois, saudáveis, vivendo em um lugar bonito e seguro, tendo relacionamentos maravilhosos, pais, amigos, colegas de trabalho, sendo recebidos com alegria onde quer que você vá. Ter um tipo especial de amor com uma pessoa especial.

Agora visualize o adolescente dentro de você, sendo confortado enquanto se move através do tempo desconcertante da puberdade que marca a transição da infância para a idade adulta, construindo sua auto-estima e auto-estima.

Visualize o adulto em você agora com amor e parabenize-se por ter chegado tão longe. Você estava sempre fazendo o melhor que podia em qualquer momento e espaço.

Construa sua própria auto-estima e auto-estima. O amor e a aceitação que você tem por si mesmo agora facilitarão a mudança no próximo nível de amor-próprio.

Você é muito poderoso. Você tem o poder dentro de você para ajudar a criar o tipo de mundo que você quer que todos nós vivamos.

Louise também oferece Afirmações para PTSD:

Eu sou inofensivo para os outros e os outros são inofensivos para mim. Eu me sinto segura com os jovens e com os velhos.

Eu me sinto seguro com aqueles que são como eu e aqueles que são diferentes de mim.

Sinto-me seguro com os animais, sinto-me relaxado com os animais, vivo em harmonia com todos os animais.

O tempo é meu amigo. Estou em harmonia com toda a vida – o sol, a lua, os ventos, a chuva e a terra e o movimento da terra. Eu estou em paz com os elementos. Estou sempre confortável em qualquer clima. Meu corpo se ajusta à temperatura externa. Estou à vontade.

Eu também aprendi a ser tranquilo. No meio do caos, posso estar tranquilo. Tranquilidade é a paz interior.

Eu pratico ser pacífico quando os outros estão agitados. Eu não tenho que comprar a agitação das pessoas.

Para mim, paz de espírito e amar a mim mesmo é o estado mais importante que posso experimentar.

Ao mudar meus pensamentos, agora eu criei paz no meu mundo.

A paz substitui o medo, o terror é substituído pela tranquilidade, o medo torna-se serenidade, a incerteza torna-se confiança.

O amor substitui o ódio. A repressão faz pela liberdade. Eu abençoo todas as pessoas com amor, eu envolvo o planeta com amor.

Extraído com permissão do próximo lançamento  Heal Your Mind: Sua Prescrição para a Totalidade, Através da Medicina, Afirmações e Intuição (2016) por Mona Lisa Shultz, MD, Ph.D. & Louise Hay

Eu sei que estamos seguros. Tudo está bem e assim é.

Referências

3) JD Bremner, “Brain imaging em transtornos de ansiedade”, Expert Review of Neurotherapeutics 4, no. 2 (March 2004), 275-284
4) Linehan, Manual de Treinamento de Habilidades para o Tratamento do Transtorno da Personalidade Borderline

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